Acerca de mim

A minha foto
Olá, chamo-me Pedro Lopes e sou um apaixonado pelo Trail, em especial por aquelas provas mais longas que nos consomem a alma para as conseguir realizar! Espero que com este blog consiga transmitir todas as emoções que vivo durante as minhas aventuras.

domingo, 13 de dezembro de 2020

X Fun Race Pisão

 

Hoje foi dia de regressar à serra que tem montanhas magicas :) 

                                                              Fotografia: Fritz Frítz

 Depois de ter ido fazer a prova com a Clarinha num domingo de sol, ficou a promessa de que eu voltaria a fazer o mesmo percurso, mas ao meu ritmo. Só que, com tanto confinamento, restrições e com o tempo a não querer ajudar, não estava muito fácil de arranjar um dia.

Fotografia: Clara Santos

Hoje lá se arranjou um bocadinho e com o S. Pedro a dar um pouco de tréguas (sorte, pura sorte, porque as previsões eram de chuva constante, e não foi isso que aconteceu), la fui com o David Coutinho e o Antonio Gomes até à serra da Arada.

                                                             Fotografia: David Coutinho

Chegámos por volta das 7h , ainda de noite mas como tínhamos o tempo contado decidimos logo de inicio que mal o dia abrisse, começaríamos a prova. E assim foi.

Entretanto chegavam mais dois "maluquinhos" :) para também fazer a prova. Peço desculpa, mas não os conhecia.


Foto
                                                                       Fotografia: Fritz Fritz

7 horas e pouco lá começávamos nós a nossa aventura por aquela serra que tanto eu como o David tão bem conhecemos , fruto de alguns treinos feitos por lá e pelas nossas duas participações no Pisão Extreme 65K 2018 e 2019.

O David e o Antonio que corre que se farta, meteram logo o ritmos deles e eu fui ficando um pouco mais para trás, mas sempre com o David no meu horizonte. 

Os primeiros dois km`s e pouco eram a descer. Não era uma descida qualquer. Descemos dos 900m para os 500 em apenas dois km`s com rochas escorregadias, por estarem molhadas e por trilhos muito técnicos. Confesso que por vezes, mesmo servindo-me dos meus bastões, não me sentia seguro por estar sempre a escorregar e então quase que me sentava nas rochas e deslizava por elas a baixo para poder progredir nas descidas.

                                                             Fotografia: Fritz Fritz

Assim que cheguei ao rio, deparei-me com uma grande dificuldade. Atravessa-lo! A corrente estava forte e eu amedrontei-me um pouco quando pus um dos bastões dentro de agua e metade ficou submerso. Não sabia bem como atravessar, as pedras tinham "manteiga" e escorregavam imenso! Lá arranjei um sitio com um local mais duro para poder por os meus pés e com um salto consegui transpor esta barreira que me levou algum tempo. Confesso que me veio à memoria a prova do ano passado onde vi um atleta a escorregar ao tentar passar o rio e que caiu à agua e andou alguns metros pelo rio a baixo. Não queria que me acontecesse o mesmo, porque se me acontecesse não tinha ninguém para me ajudar visto que o David e o Antonio já estavam muito mais á frente.

Bem, estava prestes a deparar-me com a primeira parede. Sensivelmente 2,4km`s a subir com uma inclinação superior a 20%  Era por uma "garra" assim se chama. 

Fotografia: Clara Santos

Mas, como se costuma dizer, quem muito sobe, muito desce. Assim foi. 3 km´s a descer que me levaria da cota de 1020m até aos 450m e mais uma passagem pelo rio. Mas se pensam que descer custa menos que subir, enganam-se, 22 minutos foi o tempo que demorei para fazer estes meros 3 kms de descida. Esta serra não brinca! O que custa a subir, custa a descer!! É isso que caracteriza , para mim esta magnifica serra que como eu costumo dizer, é a serra que faz tremer qualquer um!

Fotografia: Fritz Fritz

Ia quase a meio da prova e estava a sentir-me bem e confiante. Depois de uma passagem pela aldeia de Regoufe (local do 1º abastecimento do Pisão extreme do ano passado) lá segui viagem. Desta vez a passagem por esta aldeia foi mais calma, não tive a visita inesperada de um cão :) que guarda as galinhas que andam pela calçada à solta :) Da ultima vez, com a Clarinha, só conseguimos atravessar com a ajuda de uma senhora que ali habitava :P 

Mais umas paredes pela frente, bastões sempre a ajudar e chegava a Aldeia Magica. Drave e todo o seu encanto, mas desta vez com um tom mais cinzento pelo tempo que se fazia sentir.

Fotografia: Clara Santos

O animo ia alto porque eu sabia que depois de passar esta parte do percurso (sensivelmente 1km a subir com a inclinação a diminuir consideravelmente depois) ia entrar na parte final da prova, com um percurso que dava para "rolar" um pouco mais e tentar recuperar algum tempo perdido.

Fotografia: Fritz Fritz

E assim foi, quando dei por ela, entrava na estrada que ia em direção ao carro para completar a prova que me propus fazer. 


3h25 foi o tempo de levei a fazer os 17,44kms com 1582D+ sempre com a chuvinha a dar o ar da sua graça.



Obrigado David e Antonio pela companhia :) Ahhhh parabéns Antonio pelo teu excelente tempo.

Parabéns Sergio Tavares e à tua equipa! 

 #istoéparahomensdebarbarijaemulheresdebigode

Fotografia: David Coutinho









2 comentários: