Acerca de mim

A minha foto
Olá, chamo-me Pedro Lopes e sou um apaixonado pelo Trail, em especial por aquelas provas mais longas que nos consomem a alma para as conseguir realizar! Espero que com este blog consiga transmitir todas as emoções que vivo durante as minhas aventuras.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

O regresso tão esperado...Zela Ultra Marathon 2021

 

Zela Ultra Marathon! Que bela maneira de regressar. No passado dia 1 de maio, dia do trabalhador, realizou-se uma das provas mais difíceis que já fiz. Em 2019 já tinha saboreado a serra do Caramulo na prova dos 65kms. Quem também participou nesse ano, deve recordar-se do mau tempo que se fazia sentir. Recordo-me que naquele dia, pouco tempo antes de se dar o tiro de partida ficámos a saber que iriamos fazer menos uns kms porque o estado do tempo não permitia passar em alguns locais.

Frio, chuva, vento, granizo, sol, enfim…nessa prova “provámos” as 4 estações! Mas como se costuma dizer, quem corre por gosto não cansa!

Bem, voltando à prova de 2021…


O dia 1 de maio para mim, fica marcado pelo grande trabalho que esta prova deu-me para a conseguir concluir.

Esta gente (Spot Criativo Eventos) não brinca mesmo em serviço! Eles ameaçam que vai haver dureza e novidades nos trilhos e…cumprem!!

Vocês são mesmo bons!! Sou fã das vossas provas e vocês sabem disso. Não me importo se as barreiras horarias são apertadas, se batemos com a cabeça no céu de tanto subir…se caímos ou rebolamos a descer de tal inclinação. Quando me inscrevo numa prova vossa sei que vou sofrer muito, mas sei que vou sofrer de uma maneira divertida, com vistas privilegiadas, com trilhos fantásticos e únicos.

Muitos parabéns malta!!! Obrigado, mesmo!



A minha preparação voltou a não ser a melhor nem a mais adequada…tanto tempo a treinar para nada (visto que estávamos confinados e as provas todas adiadas) e depois um mês antes da prova, quando eu apertava um pouco com os treinos, lesiono-me num gémeo.

Fotografia: Frítz Frítz

Bem, o desespero começou a apoderar-se de mim quando eu a 2 semanas antes da prova ainda não conseguia sequer correr. Os tratamentos corriam como planeado e se tudo desse certo uma semana antes da prova iria conseguir correr sem dores. E assim foi! Na ultima semana consegui fazer alguns treinos, mas tinha a consciência que não estava nada bem preparado para fazer esta prova onde o nível de dificuldade era muito exigente.

Fotografia: Frítz Frítz


A minha estratégia passava por tentar gerir o esforço para que não sobrecarregasse o meu gémeo e ao mesmo tempo conseguir gerir o tempo de prova. 

A partida…

Tinha chegado a Vouzela com 45 minutos de antecedência, para que desse tempo de equipar-me e começar a ambientar-me ao local e ao novo método de partida.

Também de referir que esta prova teve apenas dois abastecimentos sólidos o que obrigou-me a ir um pouco mais carregado do que o normal para uma prova com esta distancia.

O relógio marcava 8:06 e o Joca (speaker de serviço) dava o tiro de partida.

A organização tinha prometido trilhos novos e assim foi.  Passamos por locais muito bonitos onde a natureza brindava-nos com vários riachos e quedas de agua. Riachos esses que fizeram cá um jeitão! Serviram sempre de abastecimento e de arrefecimento também.

Fotografia: Frítz Frítz


De referir também as 2 horas que demorei a fazer o km 21 ao 25. Que brutalidade de subida! E depois para dificultar mais um pouco ainda tínhamos que andar a saltar de rocha em rocha, mas valeu bem a pena só pela paisagem no cimo da montanha.

Fotografia: Pedro Lopes


Ao km 38 atingíamos o ponto mais alto da serra. Os 1017m de altitude dava-nos uma vista panorâmica de tudo o que estava à nossa volta. Como eu gosto mesmo disto…

Fotografia: Frítz Frítz


Resumindo um pouco a minha prova, posso dizer que tive dificuldade em acabar a prova dentro do tempo estipulado pela organização. Não porque o tempo era escasso, mas sim por falta de treino.

Adorei cada metro conquistado destes 55kms. Adorei cada gota de suor que me escorreu pela cara ao trepar aquelas rochas e calhaus, aquelas encostas com inclinações brutais!

Fotografia: Frítz Frítz


Mas adorei ainda mais, ter conseguido conquistar mais uma vez o Zela Ultra Marathon.

Medalha da prova de 2019 e  2021


Obrigado Clarinha por todas as mensagens de apoio e depois ver-te ao cortar a meta, foi a cereja no topo do bolo.

Para recordação ficam as 10h10m que demorei para fazer esta prova com 3600D+. Fica também para recordação o 50 lugar de 119 inscritos, onde apenas 53 atletas conseguiram acabar e também o meu 20 lugar por escalão.

Fotografia: Clarinha


Como eu costumo dizer

#istoéparahomensdebarbarijaemulheresdbigode


Aproveito também para dar os parabéns à menina Clarinha que foi uma autentica guerreira, conquistando pela 1ª vez esta serra na prova de Sky 21K 1500D+



 

Até à próxima #runners







5 comentários: