Acerca de mim

A minha foto
Olá, chamo-me Pedro Lopes e sou um apaixonado pelo Trail, em especial por aquelas provas mais longas que nos consomem a alma para as conseguir realizar! Espero que com este blog consiga transmitir todas as emoções que vivo durante as minhas aventuras.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Gerês Extreme Marathon

 

No fim de semana 3 e 4 de dezembro foi dia de mais uma aventura.

Fotogtafia: Pedro Lopes

E que aventura! Gerês Extreme Marathon para mim e pelo segundo ano consecutivo a Extreme Mile para a menina.

No ano passado a Clarinha participou pela 1ª vez na Extreme Mile e como tínhamos ficado uns dias pelo Gerês para passear, aproveitámos e no dia seguinte à prova dela fomos ver a partida também das outras provas.


Gráfico da Extreme Marathon


Que grande ambiente, diga-se! Provas de estrada não é bem a “minha onda”, mas aquela parecia-me especial e daria um bom desafio, visto que era uma maratona em estrada e com um acumulado bem interessante.

Eu senti logo o bichinho a “entranhar-se” no meu corpo, mas deixei andar até porque estávamos a chegar ao final do ano, tinha vindo do Pisão Extreme e estava ali para passear e desfrutar com a Clarinha das super paisagens do Gerês.

Dias mais tarde, e depois de ter visto algumas fotos da prova, é que o bichinho voltou a manifestar-se! Era impossível ficar indiferente aquelas paisagens, aquelas montanhas, aquelas vistas! QUE ESPETACULAR!

Bem, aliado ao facto de ter acumulado e eu poder estrear-me numa maratona em estrada, a “coisa” tinha ficado mais ou menos apalavrada que voltaríamos no ano seguinte. A Clarinha repetia a milha e eu fazia a minha maratona.


(Dorsal levantado durante o dia de sabado)


E assim foi, inscrição feita, mais ou menos recuperado da malha do Pisão Extreme, e toca a mudar o chip para a minha 1ª maratona.

Tínhamos decidido, mais uma vez passar o fim de semana no Geres, e desta vez tínhamos conseguido arranjar dormida num local muito perto do centro, o que nos possibilitava deslocar a pé sempre que queríamos passear pelo centro.

A prova da Clarinha tinha sido no sábado. O dia esteve fantástico, um pouco de vento, mas o sol brilhava. Deu bem para aproveitar as paisagens no Miradouro Voltas de São Bento, que era o local de chegada para quem fazia a Extreme Mile.

Fotografia: Pedro Lopes

Na Milha, a menina tinha conseguido arrancar um 3º lugar na geral feminina o que me deixou super orgulhoso e claro ela ficou, mega contente.

Ora bem, estava tudo a correr bem, só faltava mesmo conseguir fazer a minha maratona.

Fotografia: Gerês Extreme

Confesso que não estava nervoso, mas sim ansioso. Maratonas nas pernas, não me faltam...só que esta era em estrada, onde os ritmos são diferentes e com paisagens únicas e afinal de contas estava prestes a participar na maratona de estrada mais difícil do mundo.


Fotografia: Pedro Lopes (local da partida do Extreme Mile)

Dia da minha prova…




Que ambiente fantástico.

Chuva! Chuvinha! Sim…os senhores do tempo previam que fosse só por volta das 14h, mas ela queria fazer parte desta minha aventura e então decidiu aparecer logo de manha.

O relógio marcava 9:20h e o Sr. Joca (o super speacker) dava o inicio da grande aventura dos 42Km`s. Os atletas dos 32km`s e 21Km`spartiram connosco. Mais tarde era a vez dos atletas que iriam participar nos 14km`s.

O inicio do percurso foi brutal! Uma mega subida de sensivelmente 8km`s de onde saímos dos 340m de altitude e só parávamos nos 850m deram bem para aquecer e esquecer o frio que se fazia sentir.

Leonte era o local do 1º abastecimento que ficava então no 8º km. Neste abastecimento não parei. Pela íamos ter uma descida e depois mudávamos de piso. Deixávamos o alcatrão e íamos andar em terra batida ate à Mata de Albergaria, km 17,5, local do 2º abastecimento. Aqui sim, parei e tentei abastecer-me, aproveitando para alongar um pouco as pernas. Nesta parte do percurso andámos sempre junto ao Rio Homem (julgo eu) e onde iriamos ter à Barragem de Vilarinho das Furnas e seguir em direção ao 3º abastecimento que era em Brufe.

Esta foi uma das partes mais duras do percurso, para mim, claro! Esta parte do percurso obrigava-nos a subir e descer pelo mesmo local, ou seja, os atletas iam até ao abastecimento e davam a volta para trás.

Para lá era a subir e para cá a descer! Bem, a subida era brutal, mas a descida era mega brutal! Ia eu ainda a começar a subir e os primeiros classificados já vinham a todo o gás de regresso, prontos a entrar já na ultima parte da prova. Assim que começo também a descer, já depois de ter passado pelo 3º abastecimento, em Brufe, começo a ver que ainda vinha muita gente a subir ou seja, não era dos últimos.

Fantásticas paisagens! Mesmo com a chuvinha miudinha e com algumas nuvens e nevoeiro, deu para ver bem a monstruosidade de beleza daquelas paisagens únicas no Gerês.

Os vídeos que fiz durante a prova, ajudam a explicar um pouco o que aqui digo...

Ora bem, não sei se me custou mais a subir se foi a descer. Que descida do “caraças” aquela!

Eu estava a adorar! Estava a sentir-me bem! Facilmente esquecia-me que estava numa prova! Esquecia-me que estava na Maratona de estrada mais difícil do Mundo!

Assim que acabámos a descida, voltei a passar a barragem. Ia entrar na ultima grande subida da prova para depois voltar a ter uma super, mega descida, esta já em direção à meta.

Km29,5 e estava no abastecimento no Museu da Geira. Deu para comer uma sopinha e alongar mais um pouco as pernas. Continuava a sentir-me bem, a adorar o percurso a fazer as minhas filmagens…tudo estava a correr muito bem.

Abastecido arranco então em direção ao Miradouro Voltas de São Bento, que também era o local do último abastecimento (km35).  

Fotografia: Pedro Lopes (fotografia tirada no dia da Extreme Mile)

Esta parte do percurso era sempre a subir, o que em determinada altura fez com que ficasse acima das nuvens o que proporcionava uma paisagem única. Acho que não consigo exprimir o meu sentimento de felicidade em ter feito esta prova. Acreditem, é única! Um dia, se puderem, façam-na!

Quando dou por ela, passo pelo ultimo abastecimento onde estava la malta do staff super bem-disposta e divertida, apesar da chuva miudinha e do frio. (isto ao km35)


Fotografia: Nélson Costa


 Entrava na parte final da prova. Uma descida com cerca de 8km`s de onde vínhamos dos 760m de altitude para os 350m (sensivelmente)

E pronto quando dou por ela, chego à vila, com um sorriso de orelha a orelha e…tá feita a maratona de estrada mais difícil do mundo! Que alegria! A minha 1ª maratona de estrada tinha sido feita num local único o que torna esta minha estreia, especial!


Fotografia: Sergio Rodrigues

À minha espera estava a Clarinha que, entretanto, tinha sido chamada para subir ao pódio para receber o seu, mais do que merecido premio.

E pronto, assim foi a nossa superaventura pelo Gerês. Um aprova única, especial e viciante!


Fotografia: Clara Santos


Só para que se saiba…o bichinho do Extreme 90k já se “entranhou”


Fotografia: Clara Santos


Nossos resultados:




Clarinha – Extreme Mile – 2º feminina – 1º F40

Fotografia: Clara Santos


Pedrocas – Extreme Marathon – 4:28h – 128º geral – 114º masculino – 47ºM40



Deixo o vídeo que fiz durante a minha prova. 👇👇





Sem comentários:

Enviar um comentário